As festas de fim de ano se aproximam e com elas, toda a magia das tradições e das crenças também. É uma época linda para estar com a família, viajar, conhecer as belezas natalinas e celebrar o nascimento do menino Jesus.
Hoje vocês vão conhecer as principais tradições espanholas de Natal, os principais costumes que eles praticam quando se inicia o período de festas e vocês verão que algumas coisas tem até bastante semelhança com as nossas tradições no Brasil, porém, algumas delas são bem particulares dos espanhóis.
Um pouco da história
O Natal na Espanha teve origem no Século VI. Por várias gerações, os povos ibéricos já tinham a tradição de celebrar o Solstício de Inverno, entre os dias 20 e 23 de Dezembro.
Era uma época de se abastecer com comida e bebida suficiente para enfrentar a época mais difícil e fria do ano.
Porém, no ano de 529, Justiniano, imperador de Bizâncio, estabeleceu o 25 de dezembro como a data para comemorar o nascimento de Jesus em todo o Império Romano, que na época incluía a Península Ibérica.
Portanto, a celebração do nascimento de Jesus foi substituindo os ritos pagãos do ciclo agrícola e foi totalmente instalado na Espanha durante a Idade Média.
Ver as luzes de Natal e Presépios
É muito comum, já nos primeiros dias de dezembro, as famílias se reunirem e darem um passeio pelas ruas do centro da cidade, onde geralmente as ruas e praças estão enfeitadas e cheias de luzes. Esse passeio pode ser feito a pé ou então com o NAVILUZ ou NAVIBUS, que aqui em Madrid é um ônibus que circula apenas nesse período do ano e o percurso dele é especialmente programado para visitar esses pontos onde a cidade fica mais enfeitada.
Além das luzes de Natal, os presépios que aqui são chamados de Belén ou Nacimiento, são montados em vários pontos da cidade e eles se tornam grandes pontos de atração durante todo o mês de Dezembro.
A tradição do presépio é inclusive mais famosa aqui na Espanha do que a Árvore de Natal e nesse período muitas pessoas constroem seu próprio presépio.
Lotería de Navidad
Desde 1812 os espanhóis aguardam ansiosos o dia 22 de dezembro, que é o dia do sorteio da loteria nacional conhecido como El Gordo. Para eles, esse dia representa o início das festas de Natal e também a chance de mudarem de vida!!
O sorteio de Natal é cantado pelos famosos meninos do colégio de San Ildefonso, que é um dos colégios mais antigos de Madrid, com aproximadamente 400 anos e que antigamente ele era um colégio apenas de crianças órfãs, isso mudou de uns 20 anos pra cá.
Ceia e Almoço de Natal
Assim como de costume celebramos no Brasil, as famílias espanholas também se reúnem na noite do dia 24 de dezembro para a Cena de Nochebuena. É uma verdadeira festa que muitas vezes dura até o almoço do dia 25, enquanto as famílias realizam jogos e atividades próprias desta época e se deliciam com os diversos pratos típicos, vinhos e doces.
Turron e Mazapán ( doces natalinos)
São os doces mais típicos de natal na Espanha, o TURRÓN que é feito com mel e amêndoas, você pode encontrar no formato mais duro e com as amêndoas inteiras ou mais molinhos com as amêndoas trituradas e misturadas com o mel.
O MAZAPÁN também é um docinho feito com amêndoa e geralmente você encontra no formato de figuras, como sino de natal, peixe, enfim, figuras natalinas. Esses docinhos são servidos como sobremesa e dizem que é algo que todo espanhol tem que ter em casa nesse período, para oferecer para as visitas.
O dia da troca de presentes
Aqui na Espanha o Papai Noel não é uma figura desconhecida, porém, a tradição de dar e receber presentes é no dia 6 de janeiro. Neste dia é celebrado o dia da Epifania ou Dia dos Três Reis Magos, a ideia é diferenciar claramente esta data da celebração de Natal do 25 de dezembro.
E é em dezembro que as crianças costumam escrever uma carta, porém para os reis, onde explicam como se comportaram bem no ano que passou e pedem que os recompensem com brinquedos. Colocam a cartinha dentro de um dos sapatos e deixam embaixo da árvore de Natal na noite de 5 de janeiro.
E aí, gostaram de saber como é comemorado o Natal na Espanha? Em breve faremos um post sobre as tradições do Ano Novo também!