A Noruega é o país segundo a ONU, com a melhor qualidade de vida do mundo.
Nesse mesmo ranking a Espanha está em 25º lugar, atrás de países como Irlanda, Suiça, Alemanha e vários outros.
Mas se saímos do Brasil procurando mais qualidade de vida, porque não fomos para a Noruega ou qualquer desses países?
Abaixo vamos colocar alguns outros fatores que podem ser os mesmos que façam ou que já fizeram você escolher a Espanha.
Só pra esclarecer, a Noruega nunca esteve na nossa lista de possíveis países para emigrarmos, mas é interessante comparar os pontos que tornam a Espanha mais atrativa.
CLIMA
Por mais que gostamos de frio, somos uma família com criança pequena e não queríamos criar nossa filha em um país em que as temperaturas médias anual ficam entre -4 e 16 graus.
A Espanha possui um clima agradável a maior parte do ano. O inverno não é tão rigoroso (pelo menos na maior parte do território) e o país possui infraestrutura que ajuda a superar as baixas temperaturas.
O verão é um pouco complicado pois os termômetros chegam aos 42º algumas vezes nessa estação. Mas como já dissemos algumas vezes, sabemos que o calor tem data para começar e acabar e assim aproveitamos esse tempo para fazer o que não é possível durante o resto do ano. Praia, piscina, pic nics e outros passeios típicos dessa época.
2A Espanha tem um clima mais parecido com o Brasil e isso torna a adaptação mais fácil.
IDIOMA
Hei hvordan går det?
Você consegue saber o que está escrito nessa frase? Eu não e confesso que ela só está aí porque existe o google tradutor.
E a próxima, será que você consegue entender?
Hola, ¿qué tal?
Pois é. Não da pra negar que aprender espanhol seja muito mais fácil do que noruegues. E essa é outra vantagem pela qual muitas pessoas acabam escolhendo a Espanha e não a Noruega ou outros países com idiomas muito diferentes do português.
Mas isso não é motivo para chegar aqui achando que não precisa estudar o idioma. São parecidos sim, mas não iguais e chegar aqui falando o idioma vai te abrir muitas portas e muito mais rápido.
DOCUMENTAÇÃO
Nesse ponto posso cometer algum erro por não conhecer as leis da Noruega, mas dúvido muito que seja mais fácil conseguir viver legalmente na Noruega do que na Espanha.
Em uma rápida pesquisa no google (sempre ele salvando) vi que existem opções de legalizações semelhantes com a Espanha, porém os tempos exigidos lá são muito maiores.
Para conseguir a nacionalidade espanhola, nós brasileiros precisamos morar aqui legalmente por 2 anos, lá são 7. Para quem é casado com um cidadão local, o tempo por aqui é de 1 ano para poder pedir a nacionalidade, lá são necessários 3 anos morando no país e no mínimo 7 anos de casados.
E mesmo que nós não incentivamos ninguém a vir morar aqui na Espanha de maneira irregular, não pode ficar de fora desse artigo a possibilidade que a Espanha oferece de legalizar qualquer pessoa que viva aqui por 3 anos e consiga um contrato de trabalho.
Muito dos imigrantes que vivem aqui legalmente hoje, conseguiram seus documentos dessa maneira, ainda que muitos deles hoje critiquem quem pensa em fazer o mesmo (desculpem, tava entalado. kkkk)
Provavelmente esses sejam os aspectos que a Espanha consegue ganhar da Noruega e de outros países. Se formos comparar os salários, poder de compra, serviço públicos oferecidos e outros pontos, com certeza a Espanha vai ficar atrás.
Mas será que tão atrás a ponto de compensar escolher outro país?
A resposta é pessoal e depende muito do ponto de vista de cada um, se o objetivo é ganhar mais grana e as vantagens da Espanha não importa pra você, provavelmente a Noruega será uma boa opção.
Mas se você assim como nós, está procurando um país com as vantagens que já falamos e que te permita ter um emprego com um salário que te permita viver bem, fazer pelo menos uma viagem por ano, comprar alguns itens que no Brasil parece impossível e ter segurança, a Espanha pode sim ser o país ideal para você, assim como estamos certos de que foi nossa escolha certa.
Ainda que a Espanha não esteja nos primeiros lugares de países mais seguros do mundo, em três anos morando aqui nunca passamos por situação de medo. Saímos na rua a qualquer hora, com o celular na mão e sem se preocupar se estamos sendo seguidos, se alguém está olhando ou coisas do tipo.
Lógico que existem desvantagens, principalmente no começo, onde precisamos nos adaptar e às vezes não conseguimos desfrutar de toda a qualidade de vida que o país oferece. Mas essas desvantagens também vão existir na Noruega ou em qualquer lugar.
Enfim, não queremos convencer ninguém que está indeciso entre Espanha e Noruega ou qualquer outro país.
Queremos mostrar o que a Espanha pode oferecer, a decisão é de cada um e para quem escolher a Espanha, podem contar com a gente e quem escolher outros países, desejamos muita sorte, pois o importante é ir atrás dos sonhos.
Muito obrigado por ler mais esse post e até o próximo.
Adíos