Provavelmente a imagem que a maioria das pessoas fazem quando falamos da rivalidade entre Madrid e Barcelona, seja a dos gramados. Normal, pois esse clássico tem grande destaque na imprensa mundial e até recentemente os melhores jogadores do mundo vestiam a camisa de Real Madrid e Barcelona.
Mas essa rivalidade vai muito além das quatro linhas. Existe uma disputa entre as duas maiores cidades da Espanha. Assim como acontece no Brasil, com Rio e São Paulo, e em tantos outros países. Aqui essas duas cidades duelam pelos títulos de melhor cidade da Espanha, cidade mais rica, cidade mais turística e por aí vai.
Mas será que realmente existe uma melhor?
Em alguns aspectos sim, principalmente naqueles critérios onde é possível medir o desempenho de cada cidade. Mas em outros pontos é uma questão de paixão, de afinidade e aí cada um escolhe a melhor cidade de acordo com o seu coração.
Na parte do coração não temos como falar nada, mas dos aspectos mensuráveis podemos apresentar alguns dados e deixar para que cada um decida qual cidade é melhor de acordo com o que importa mais.
Essa rivalidade entre Madrid e Barcelona está inserida dentro de uma outra ainda maior, a rivalidade entre Espanha e Catalunha, que ganhou muito destaque nos últimos anos devido às questões independentistas.
Essa questão é histórica e para entendê-la corretamente seria necessário voltar séculos no tempo, para explicar como a Catalunha se uniu à Espanha e como a região se posicionou em diversos momentos da história pelo menos nos seis últimos séculos. Como não é o objetivo desse post e eu teria que estudar a fundo para não faltar com a verdade, falaremos desse assunto no futuro. O importante é saber que a rivalidade não é coisa de agora.
O primeiro dado que costumamos verificar sobre uma cidade, quando estamos comparando com outra é o seu número de habitantes e nesse aspecto Madrid ganha com folga, são 3,2 milhões de habitantes na capital, contra 1,6 milhões em Barcelona. Mas ter muitos habitantes poderia ser uma desvantagem na questão da densidade populacional. Mas esse não é o caso de Madrid, com uma área 6 vezes maior, Madrid concentra 5390 pessoas por quilômetro quadrado, enquanto em Barcelona vive o triplo de pessoas na mesma área. São 15.900 pessoas por quilômetro quadrado.
Se você está pensando em se mudar para uma dessas cidades vai gostar dessa próxima comparação. Vamos verificar qual cidade possui o maior percentual de estrangeiros entre sua população.
Esse dado pode indicar qual cidade é mais acolhedora e mais atrativa para quem decide morar na Espanha.
Mas infelizmente ele não servirá para você decidir onde morar, porque as duas cidades estão praticamente empatadas, com uma ligeira vantagem para Barcelona que possui 17,4% de estrangeiros entre seus habitantes. Madrid fica atrás, mas apenas 4 décimos. Em Madrid são 17% de imigrantes. Por apenas 15 quilômetros não estamos inseridos dentro do percentual de imigrantes de Madrid, mas vivenciamos diariamente a quantidade de estrangeiros que vivem na capital e nos entornos. Para nós é algo positivo.
Se você quer decidir de acordo com o clima, também ficará dividido. Barcelona e Madrid possuem praticamente as mesmas temperaturas médias anuais. 15º para a capital e 15,5º graus para a cidade catalã. Mas se colocarmos a umidade na equação Barcelona fica com a vitória incontestável. 72% a 57% para os barceloneses. Nossos narizes com certeza agradeceriam se tivéssemos escolhido Barcelona e não Madrid.
Falar de praia é até injustiça, enquanto em Madrid levamos as crianças para brincarem em jatos de água do centro comercial, em Barcelona poderíamos levar na praia. Sem comparações.
Mas se Madrid não tem praia, compensa com muitos parques públicos e todos muito bonitos. Em Madrid existem 15,78 metros quadrados de parque para cada habitante, enquanto lá na capital da Catalunha são 5,53. Mesmo não tendo praia, um lugar para estender uma toalha e tomar sol tem.
Poderíamos ficar procurando números para comparar para fazer um post gigantesco e nunca chegaríamos a nenhuma conclusão. Definir qual cidade é melhor é algo muito pessoal e tem a ver com os objetivos e os valores de cada pessoa. O que adianta uma cidade com praia para alguém que detesta sair no sol? Qual é a vantagem de morar em uma cidade cheia de parques para quem só pensa em ir para o Shopping?
Cada cidade tem seu encanto. Madrid tem vários museus, um sistema de transporte público excelente entre vários outros fatores e Barcelona tem as obras de Gaudí, vistas maravilhosas e também muitos outros pontos positivos.
O melhor de tudo é que morando aqui na Espanha é possível conhecer as duas cidades e aproveitar o melhor de cada uma.
Se você já conhece as duas cidades ou apenas uma delas, deixe nos comentários sua impressão e opinião. E se você não conhece pessoalmente nenhuma delas, conte o que você espera encontrar em cada uma quando for conhecer.
Esperamos que tenham gostado do post.
E se quiserem saber nossa opinião sobre a cidade de Barcelona, assista esse vídeo.